terça-feira, 22 de abril de 2008

UMA TARDE COM António Costa Santos


No dia 21 de Abril os alunos de 9º Ano tiveram oportunidade de conhecer o jornalista e escritor António Costa Santos. Iniciou a sua carreira em 1976 no jornal O Diário. Foi chefe de redacção do já extinto Semanário Se7e. Foi ainda redactor, editor e colunista no Expresso, durante 12 anos entre 1989 e 2000 onde assinou durante cinco anos uma crónica intitulada Estado do Sítio onde abordava questões da vida quotidiana. Traduziu diversos livros entre podemos destacar Gulag, de Anne Applebaum e A Rússia de Putin de Anna Politkovskaia.
Todos lhe reconhecem um grande sentido de humor. Escreveu guiões para cinema e televisão e publicou livros infantis e juvenis. É também autor de livros como Diário de um Gajo Divorciado, As Coisas que eles sabem, Livro das (In)Utilidades.
Em 2007, editou Proibido!, um estudo sobre proibições, existentes no tempo da ditadura em Portugal. Disse-nos por exemplo que para se usar isqueiro era necessário ter uma licença e que as professoras só podiam casar depois de o noivo comprovar que era seguidor da moral e dos bons costumes e que ganhava mais do que a noiva. As enfermeiras e as hospedeiras de bordo, por seu lado, nem sequer tinham permissão para casar.
Foi uma boa lição de História, depois da qual passámos a dar mais valor à democracia.




Profª Alzira Mestre

Sem comentários: